sexta-feira, 21 de maio de 2010

Compartilhando unidade de CD e DVD no Linux Educacional 3.0

Retirado do blog dos Técnicos - PROINFO - NTE/Boa Vista http://tecnico.univirr.com/2009/12/compartilhando-unidade-de-cd-e-dvd-no.html

Antes de realizar esse compartilhamento, no KONSOLE como ROOT digite: apt-get update.
Para compartilhar uma unidade de CD ou DVD no Linux Educacional 3.0, sabemos que nos laboratórios de informática, apenas um PC vem com a unidade de DVD e as demais não tem a unidade de DVD, então vamos compartilhar essa unidade para que os demais computadores possam acessar a mídia que está na unidade, é muito simples e parecido com uma postagem anterior sobre compartilhamento de Arquivos e Diretórios. Primeiramente deve-se adicionar tres pacotes no ADEPT, são eles, NFS-COMMON, NFS-KERNEL-SERVER, e como proceder a instalação desses pacotes?, abra o Adicionar e Remover Programas (ADEPT), no campo onde tem BUSCA, digite apenas NFS, pois o adept irá filtrar e localizar todos os pacotes que contém NFS, na coluna da esquerda irá apareçer os pacotes que são necessários para o compartilhamento, dê um clique no pacote e abaixo irá apareçer um botão pedindo a solicitação para instalação, faça isso com os dois pacotes, e clique no botão Aplicar Mudanças, na barra de ferramentas da janela.
Agora vamos realizar o compartilhamento da unidade de DVD no Linux Educacional 3.0.
Obs: A unidade de DVD só pode ser compartilhada após a MÍDIA de DVD ser inserida dentro da unidade, ou seja, ela deve está montada em Mídia de Armazenamento!!!!!!!!.

Como por exemplo vamos pegar um CD de música, uma vez o CD montado dentro do Linux Educacional 3.0, vamos realizar o compartilhamento, abra o Konqueror, e vá no diretório /MEDIA, e procure cdrom0, dê um clique com o botão direito do mouse em cdrom0, e depois em PROPRIEDADES, depois na guia COMPARTILHAR, depois no botão CONFIGURAR O COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVO, em seguida digite a senha do ROOT.
Vai abrir uma janelinha de CONFIGURAR - MÓDULO DE CONTROLE DO KDE, marque a opção COMPARTILHAMENTO AVANÇADO, e mais abaixo ao lado direito clique no botão ADICIONAR, irá parecer uma pequena janela COMPARTILHAR PASTA, clique no botão onde tem um desenho de uma pasta azul, procure o diretório /MEDIA e depois em cdrom0, uma nova janela abrirá, marque as opções COMPARTILHAR COM NFS (LINUX/UNIX) e COMPARTILHAR COM SAMBA (MICROSOFT(R) WINDOWS (R)), depois confirme com OK.

Roberto Augusto - Técnico de Suporte - NTE/Roraima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV Escola


Pensar e Repensar a Informática na Educação

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da piscicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer".

Rubem Alves

Este espaço é destinanado a reflexão sobre Informática e o uso das TICs na educação numa perspectiva transformadora. Utilizar os avanços tecnologicos como ferramentas para pensarmos e repensarmos nossa prática pedagógica. Este é o nosso desafio...