O programa GCompris pode ser utilizado em atividades de diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série. Para jogá-los é muito simples, todos os jogos vêm com instruções fáceis de entender. Pode-se direcionar atividades de acordo com um objetivo específico ou deixar a criança livre para navegar pelo programa e aprender os jogos que achar mais interessantes, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.
Atividades para a educação infantil
Matemática
Para a Educação infantil existem jogos de identificação e contagem de números. Clicando na calculadora, abre uma tela onde estão os jogos de matemática. A bandeja é um jogo em que o aluno deve classificar os ítens (frutas) para depois contá-los. O helicóptero é um jogo em que o aluno deve pegar os números em sequência (de 1 a 10) guiando este veículo. O Tux pescando, o aluno deve contar quantos blocos de gelo o Tux deve pular para alcançar o peixe.
Leitura e escrita
Estão no quarto ícone da primeira tela, o livrinho. São atividades de ouvir o som e encontrar a letra, podem ser muito úteis para as crianças treinar e habituar-se com as letras.
Atividades para a Primeira Série
Matemática
São indicados os jogos em que os dados ou balões estão caindo e o aluno precisa digitar a soma dos números destes antes que eles cheguem ao chão.
Leitura e escrita
ligar a palavra a sua imagem, completar palavras, e treinar a leiura identificando se uma dada palavra está em uma lista.
Atividades para a segunda série
Matemática
No primeiro ícone desta tela, a calculadora, estão atividades de soma, subtração e multiplicação em que o programa faz uma pergunta e o aluno insere um resultado. Jogos que envolvem soma: A balança onde está dado um valor de um lado e o aluno precisa colocar os pesos correspondentes do outro. O tiro ao alvo, o aluno atira e soma quantos pontos fez de acordo com os seus acertos.
Atividades para a terceira série
Matemática
No primeiro ícone desta tela, a calculadora, estão atividades de soma, subtração e multiplicação em que o programa faz uma pergunta e o aluno insere um resultado. Existe um jogo chamado Comilão em que o aluno deve comer as operações que resultem num determinado número. Ele possui vários níveis: operações de soma, subtração, multiplicação...
Ciências
Uma atividade que pode ser usada para esta disciplina está em Experiências e é sobre o ciclo da água. O Tux quer tomar banho e não tem água. Então a criança precisa clicar no sol para que a água evapore, depois na nuvem para chover, no sistema de bombeamento de água, e aí, assim que a água chegar, abrir o chuveiro para o Tux. Em seguida deve clicar no sistema de tratamento.
Atividades para a quarta série em diante
Matemática
Para a quarta série também é indicado o jogo comilão, porém a partir do nível da multiplicação, números primos e fatoração. O leão, dá um resutado e pergunta ao aluno que operação ou quais operações são necessárias para se chegar a ele. Também jogos que envolvem soma com dinheiro, a cédula ou a cédula com a moeda que inclui também os centavos.
Educação Artística
Na primeira tela, clique no primeiro ícone (Jogos de tabela). Depois na tela que se abrir, clique na Monalisa e abrirá um jogo do tipo quebra-cabeças com obras famosas, indicando seu título, autor e ano. Este jogo pode ser usado para ajudar os alunos a conhecer, identificar as obras e classificá-las de acordo com o movimento do qual fazem parte.
Outros jogos que também podem ser utilizados nesta disciplina estão no ícone Entretenimento e são editores de desenhos, incluindo entre eles o Tux Paint. (Veja: Sugestões de Atividades com o Tux Paint:)
Atividades de geografia
No Ícone Entretenimento, abre-se uma tela onde há um ícone que é o globo terrestre. Neste está um jogo do tipo quebra-cabeças onde o aluno coloca os continentes nos seus lugares até formar o mapa-mundi. Nos próximos níveis deste jogo forma-se a América do Norte, a América do Sul,o Oeste e o Leste da Europa, o Norte da África e as regiões da França. É um progarama muito interessante para que o aluno conheça cada continente e a localização de cada país, montando um jogo divertido.
Atividades com o computador
Estão no quinto ítem, o computador. Algumas servem para treinar a digitação e outras o uso do mouse. Por exemplo: Digitar uma letra ou palavra antes que ela caia, clicar em determinados objetos com o mouse, treinara arrastar/soltar... Indicadas para crianças que não tem acesso a computadores e estão iniciando atividades com estes, independente da idade.