domingo, 4 de abril de 2010

Pensar e repensar a informática na educação...

Por Vanessa dos Reis Domingues*

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO- (1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”
Dentro do contexto, a função da Informática seria promover a interdisciplinaridade e até mesmo, a transdisciplinaridade na escola.
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la. Para que isso ocorra o professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele. Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Para contemplar os reais objetivos de uma informática na educação, o modelo interdiciplinar e o uso da tecnologia em nossas escolas faz toda a diferença.
Necessitamos que a informática esteja intrinsecamente vinculada às atividades pedagógicas diárias dos educandos, com as atividades desenvolvidas pelo professor em sua aula, fazendo uso das Tics numa perspectiva multidisciplinar.
*Professora de História e Sociologia
Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Educação da SME de Canoas RS

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